Junte-se a nós!

Olá a todos! Sejam bem-vindos ao nosso blog. Ele faz parte de um programa de formação a distância de educadores cujo foco são as Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, ou seja, no contexto digital. O curso é desenvolvido e aplicado pela Escola de Formação de Professores "Paulo Renato de Souza", vinculada à Secretaria de Estado da Educação do Estado de S. Paulo. Esperamos, com nosso blog, atrair pessoas interessadas no incentivo à leitura e também ajudar na discussão sobre a importância da leitura, para, quem sabe assim, criarmos novos desbravadores dessa imensidão que é o território da leitura. A princípio, vocês poderão ver depoimentos dos fundadores do blog sobre os primeiros contatos com a palavra escrita. Visitem sempre este espaço e não deixem de postar seus comentários!

sábado, 14 de abril de 2012

Foi difícil, mas estou feliz!!

Minha história com a leitura e escrita não começou muito bem! Quando iniciei o 1º ano do ciclo I (faz tempo), eu tinha todas as habilidades de um canhoto, mas a professora me fazia ficar com a mão esquerda para baixo e escrever com a direita! Hoje sou destra para escrever e canhota para as demais atividades. Todo o meu tempo de estudo no ensino fundamental e médio foram em escolas publicas, e naquele tempo não havia essa imensa quantidade de livros, matérias e recursos para as aulas como há hoje e não tínhamos condição de comprar. As professoras não nos davam livros pra ler, nem lia para a classe. Na 5ª série líamos fichas de leitura e me deliciava quando conseguia ler Monteiro Lobato, principalmente Reinações de Narizinho. Viajava na leitura me imaginando no lugar da Narizinho, e ficou melhor ainda quando meu pai comprou uma televisão e eu assistia o Sitio do Pica-pau Amarelo. Sonhava em ter um primo como Pedrinho e até quem sabe casar com ele um dia! rs..rs... No ensino Médio tive um professor de Língua Portuguesa que me fez sentir o real gosto pela leitura. Suas aulas eram um show de interpretação. Andava pela classe recitando Cantigas de amigo, trechos de Shakespeare, e quando estudamos a Semana de Arte Moderna de 22, me encantei com a literatura brasileira. Às vezes me pego lendo um livro e imaginando como aquele meu professor iria interpreta-lo para a classe. Acho que jamais conseguirei ser tão competente como ele. Na faculdade minhas paixões foram João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, os poemas de Vinícius de Moraes, Érico Veríssimo, Edgar Allan Poe, Emily Bronte  entre tantos outros. Hoje fora da sala de aula, arrisco fazer pequenas leituras para os alunos do ciclo I  que frequentam a sala de leitura de minha escola, e confesso, apesar de tudo, sou uma profissional feliz com o que faço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário